19/06/2009
Após audiência estudantes fazem manifestação na UFMT contra novo vestibular
Luiz Alves
Audiência pública para discutir a UFMT e o novo ENEM
Mais de 300 estudantes lotaram o plenário da Câmara de Cuiabá na manhã desta sexta (19) durante audiência pública requerida pelo vereador Leve Levi (PP). O motivo da manifestação é a contrariedade em relação à adesão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ao novo modelo de vestibular. Ao término do evento os alunos seguiram para a UFMT, onde protocolaram um abaixo assinado, contendo mais de cinco mil assinaturas, endereçado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) reivindicando a revogação da decisão que adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma única de ingresso na UFMT em 2010.

Segundo Jelder Pompeo, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os estudantes discordam da maneira como aconteceu essa adesão. “Eles decidiram sem que houvesse debate com os alunos, nem os representantes da nossa classe que são membros do conselho foram ouvidos”. Ele afirma ainda que a questão não foi discutida por ter muito mais pontos negativos do que positivos. “Um dos vários problemas é que candidatos do país inteiro vão concorrer às vagas da UFMT, o que prejudica os alunos de Mato Grosso”, disse.

UFMT

Para atender aos estudantes, a reitora da universidade e presidente do Consepe, Maria Lúcia Cavalli Neder, pediu que fosse formada uma comissão composta pelos representantes de cada escola. O documento, segundo ela, será encaminhado ao conselho para ser analisado no próximo dia 29, em sessão. A reitora aproveitou a reunião para justificar sua ausência na audiência pública. “Eu havia marcado uma reunião do Conselho Diretor, que não poderia ser desmarcada, por isso não pude participar da discussão na Câmara", argumentou.

Levi informou à reitoria que irá protocolar uma cópia do abaixo assinado no Ministério Público Federal e, na próxima semana, vai entrar na justiça com um pedido de anulação da decisão da instituição de ensino. “A Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, conseguiu reverter isso. Acho que juntos podemos tentar o mesmo”, disse o parlamentar aos estudantes.

Rodrigo Camargo, estudante do ensino médio da Escola Zélia Costa, propôs ao conselho que organize debates com os alunos para esclarecer a atual situação. Alega que não houve clareza no processo de adesão. "A impressão que temos é que vocês (Consepe) estão fugindo de nós (estudantes), pois não marcam alguns debates para que possamos pelo menos entender porque a UFMT aderiu ao Enem como fase única?”, questionou.

Ao final da reunião, a reitora fez um breve pronunciamento aos estudantes que aguardavam no corredor da reitoria. Reafirmou que o abaixo assinado será encaminhado o mais rápido possível para o Conselho.

Julia Munhoz