24/09/2019
Projeto de Lei visa capacitar professores e funcionários em primeiros socorros
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Toninho de Souza (PSD) e visa o atendimento rápido às Crianças em casos de pequenos acidentes.

O vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou na sessão Plenária desta terça-feira (24), projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de curso de capacitação de primeiros socorros aos funcionários das escolas, creches e berçários da rede de ensino municipal e particular, da cidade de Cuiabá.

O projeto prevê que anualmente os funcionários das instituições de ensino realizem cursos de primeiros socorros, que deverão ser conduzidos por entidades públicas que possuírem convênio com o município, como o Corpo de Bombeiros Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários, Policia Militar e equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e sem custos adicionais para o município e para instituição de ensino.

"É uma resposta rápida no atendimento às crianças em casos de pequenos acidentes que precisem de primeiros socorros em tempo hábil, o atendimento adequado das técnicas mais simples podem salvar vidas", explica o parlamentar.

Toninho de Souza lembra ainda que os profissionais deverão passar por cursos de capacitação. "Eles serão capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médica, realizar o socorro imediato ate que o suporte médico especializado, local ou remoto, torne-se possível", pontua.

O projeto de lei prevê ainda que durante o período de permanência dos alunos na instituição de ensino deverá ser designado para trabalhar no mínimo um funcionário capacitado para a realização de primeiros socorros. O parlamentar lembra ainda que a lei também deverá ser aplicada em caso de passeios e excursões."Também nestas ocasiões deverão obrigatoriamente contar com o acompanhamento de no mínimo um funcionário capacitado para a realização de primeiros socorros".

Toninho de Souza afirma que a proposta não visa transferir ao profissional de ensino a responsabilidade de exercer o papel de um profissional de saúde. O que se pretende de fato é não permitir que se instale um quadro severo ou letal, fruto de acidente pelo desconhecimento de simples técnicas de ação imediata, como os primeiros socorros.

Primeiros Socorros:

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.

Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro profissional esteja no local para prestar o serviço adequado.

Verônica Rakel

Assessoria de Imprensa – vereador Toninho de Souza – PSD