13/09/2019
Câmara promove palestra sobre comunicação e estratégia para servidores
Câmara Municipal de Cuiabá

À frente da empresa Yva – Estratégia & Comunicação, a jornalista e empreendedora Janaína Gahyva apresentou a palestra Como Criar uma Boa Estratégia de Comunicação aos servidores da Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (13). A medida visa mostrar a importância da pessoa, conscientemente, elaborar e implementar estratégias para alcançar objetivos na vida, pois a disputa por espaço na sociedade é cada vez mais acirrada.

No dicionário estratégia é definida como “plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico”. A palavra tem origem no termo grego ‘strategia’ e primeiramente foi usada por militares nas campanhas de guerra.

Depois foi adotada no mundo corporativo como ferramenta das empresas na competição por maiores ou novos nichos de mercado.

Atualmente, “quando cada um de nós pode ser considerado uma marca, afinal todos temos uma carreira, sonhos e planos” destaca Janaína, a estratégia surge como uma ferramenta que deve ser incorporada no dia a dia das pessoas e não só na esfera comercial ou de trabalho, mas na rotina da vida social, principalmente, por que o advento das redes sociais e suas freqüentes inovações exigem o conhecimento de técnicas de comunicação para que o indivíduo seja percebido na multidão.

Janaína explica que para criar uma boa estratégia de comunicação é necessário traçar objetivos e para isso é indispensável conhecer seu público-alvo, e também o canal de comunicação a ser utilizado. “Por isso, é imprescindível o acompanhamento de um mentor”, orienta.

Mentor é o profissional capacitado para aplicar a mentoria, ferramenta que dá suporte para que a pessoa desenvolva ações apropriadas a fim de alcançar os objetivos estabelecidos, seja para avançar na carreira profissional, nos estudos ou na vida pessoal. Mas principalmente, quando deseja fazer uma transição, uma mudança de rumo.

Assim como a comunicação, a estratégia também está presente nas atitudes do ser humano, nem sempre de maneira consciente. “Desde crianças buscamos formas de chamar a atenção e de conseguir o que desejamos. Mas com a comunicação instantânea que a internet trouxe e as redes sociais, é preciso ter cuidado com aquilo que expressa ou posta nas redes”, exemplifica.

Para ela, é necessário saber tirar proveito das principais características das redes sociais:  ferramenta de negócio, canal rápido e dinâmico, de grande alcance, barato e que oferece possibilidade de diálogo.

“Hoje a rede social é uma grande mesa de jantar, onde as pessoas querem conversar umas com as outras. Ser ignorado é bem ruim nessa hora”, observa Janaína.

A palestrante
Janaína Gahyva é cuiabana, graduada em comunicação pela Pontifícia Universidade de Campina (PUC), começou a trabalhar muito jovem (17 anos) como estagiária na Caixa Econômica Federal. Formada, trabalhou na TV Unicamp. Em Cuiabá assessorou a Aprosoja, CCA (Caixa de Assistência dos Advogados), OAB, Desenvolve MT, TCE Notícias e trabalhou na TV Bandeirantes, onde apresentou programas e telejornais.

Após 18 anos na carreira jornalística, decidiu fazer a transição de carreira. Uma hora “percebi que sonhei e realizei o sonho dos outros, então entendi que precisava sonhar o meu próprio sonho. Foi o primeiro passo para buscar o empreendedorismo”, conta.

Sem experiência alguma na área empresarial, estudou e buscou um mentor para orientar na montagem de uma estratégia.
Depois de 8 meses diz que sente segurança para afirmar que já ultrapassou a fase de transição: está em uma nova carreira.

Contato:
Yva-Estratégia & Comunicação
Cel: (65) 98116-4977
janaínagahyva@gmail.com
@ganainagahyva@gmai.com

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!