10/09/2019
Vereadores e familiares do falecido vereador Júlio Pinheiro inauguram sala que leva seu nome
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

Em uma solenidade marcada pela emoção, a Câmara Municipal de Cuiabá inaugurou na manhã desta terça-feira (10) a Sala das Comissões “Vereador Julio Pinheiro”. A homenagem é fruto de um projeto de resolução da Mesa Diretora aprovado pelo plenário do Parlamento Municipal.

O evento contou com a presença de vereadores, secretários da Casa de Leis, servidores e familiares de Julio Pinheiro. Emocionado, o vereador Ricardo Saad (PSDB) falou em nome de todos os parlamentares.

“Fui eleito sem ser político, e aprendi muito da política com Julio Pinheiro. Porém, muitas vezes, fui seu principal conselheiro. Dessa troca de experiências ficaram as marcas que solidificaram uma grande amizade, cujo falecimento frutifica em imensa saudade”, disse Saad.

Com lágrimas nos olhos, a irmã do vereador falecido em 2016, Jane Pinheiro agradeceu a homenagem e destacou que durante a sua trajetória política, Julio Pinheiro viveu em prol da Câmara de Cuiabá e em prol da população cuiabana.

“É muito gratificante ver essa homenagem ao nosso irmão, ainda mais nesse momento tão difícil que estamos passando após a recente perda de nossa mãe. A vida do Julio era essa Casa de Leis, a vida dele era Cuiabá e é por isso que ele é lembrado com muito carinho”, pontuou.

Os irmãos de Julio Pinheiro, Jofre e Jorge Pinheiro também acompanharam a solenidade.

À frente da homenagem, o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, destacou que o ato marca um dos grandes feitos de sua gestão, tanto por poder homenagear o grande amigo Julio Pinheiro quanto por dotar a Câmara de um Espaço adequado a realização das reuniões de Comissão.

“Julio foi um ícone da política cuiabana. Inteligente, articulador e com um coração enorme, que tentava ajudar a todos a sua volta. Marcou história nesta Casa de Leis. Não há quem não se lembre de Julio Pinheiro com carinho e saudades, desde servidor até vereador”, disse Misael.

A Sala das Comissões será um espaço utilizado para sediar todas as reuniões ordinárias e extraordinárias das Comissões Permanentes da Câmara, bem como de licitações e CPIs. Dispõe de mesa com 25 poltronas e mais de trinta cadeiras para acomodar o público. E ainda de mesa de som, câmeras, projetor de imagens e tela, que vão propiciar transmissão ao vivo das reuniões, totalmente climatizada.

HOMENAGEM – Júlio César Pinheiro faleceu aos 56 anos vítima de uma parada cardiorrespiratória em 20 de junho de 2016 – após passar 17 dias internado. Ele deixou a esposa Gisele Pinheiro e cinco filhos, frutos de dois casamentos e netos.

Assumiu a presidência da Câmara de Cuiabá em três oportunidades, sendo a primeira no ano de 2012 e a última em 2016.

Além de vereador, destacou-se como esportista, sendo eleito presidente do Mixto Esporte Clube, time no qual sagrou campeão estadual mato-grossense. Foi também assessor em Brasília na Câmara de Deputados e no Senado Federal. Coordenou as campanhas eleitorais vitoriosas do governador Dante de Oliveira e do Deputado Federal Antônio Joaquim.

Pinheiro também presidiu a Companhia de Habitação de Mato Grosso, na gestão Dante de Oliveira e a Secretaria de Habitação de Cuiabá, na gestão Wilson Santos. Enquanto presidente da Câmara Municipal substituiu os prefeitos Chico Galindo e Mauro Mendes, suprindo a vacância temporária do Executivo.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá