Acessibilidade
Início


Pontos Turísticos
Igreja Presbiteriana de Cuiabá
Divulgação

Resumo Histórico da Igreja Presbiteriana de Cuiabá


O trabalho missionário protestante começou na capital matogrossense quando a República Brasileira contava apenas com três anos de existência, isso por volta de 1891. Mato Grosso tinha cerca de dez municípios e entre 90 a 100 mil habitantes. Nessa época, o transporte público eram os bondes puxados por burros, as ruas à noite eram iluminadas por lampiões a gás, pois não havia rede elétrica e muito menos o telefone. O meio de comunicação mais avançado era o telégrafo e que ainda não havia chegado à cidade.

Era comum aos homens usarem chapéus de feltro e as crianças mais pobres andarem descalças nas ruas. Ainda havia os banhos no rio Coxipó aos domingos à tarde e as touradas. O maior acesso à capital de Mato Grosso era o fluvial, transformando o porto de Cuiabá na grande porta de entrada da cidade, por onde diariamente chegavam encomendas, mantimentos, notícias, pessoas ilustres e desconhecidas.

O início do trabalho Presbiteriano em Cuiabá

Foi nesse contexto, de uma terra distante e onde parecia que o tempo havia parado, após o estabelecimento da Missão Presbiteriana Brasil Central em Cuiabá, por meio do missionário Rev. Philippe Landes (foto acima) que o trabalho evangélico, passou a ter consistência. Fundamental também foi o apoio de João Dias e sua família, sendo a sua residência o local de culto por diversas vezes. Também foi sua a iniciativa da instalação da primeira empresa telefônica da cidade e a primeira fornecedora de energia elétrica a partir de uma caldeira.

 A Igreja Presbiteriana de Cuiabá, afiliada a Igreja Presbiteriana do Brasil e herdeira da Reforma Protestante do século XVI, foi organizada oficialmente em 12 de outubro de 1920 (foto acima), lançando a pedra fundamental do seu templo em 07 de setembro de 1921. A partir de então o trabalho solidificou-se, tornando-se um polo irradiador para a difusão da mensagem evangélica a diversos pontos do Estado de Mato Grosso, sendo a responsável pela fundação e organização de diversas igrejas, dentro e fora de Cuiabá. Entregou, também, para a Igreja Presbiteriana do Brasil, diversos missionários e pastores, contribuindo assim efetivamente para a pregação do Evangelho em nossa Pátria.
 
A IPC hoje

Hoje, solidificada na herança e fé de dos nossos pais, temos postos os nossos olhos no futuro, buscando um crescimento qualitativo e quantitativo que vise à glória de Deus e a promoção do Seu Reino, através de um ministério dinâmico, contemporâneo, fiel às Escrituras Sagradas, aos Símbolos de Fé e ao sistema de governo da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Assim é a IPC: Uma igreja histórica, bíblica, viva, presente na sociedade e, comprometida com a adoração, ensino, evangelização e com o social.

Fonte: ipcuiaba.org.br

Igreja Presbiteriana de Cuiabá:

Av. Hist. Rubens de Mendonça, 6015 Morada da Serra, Cuiabá-MT , CEP 78055-000

(65) 3624-4917/  (65) 9 9232-2501
Email: secretaria@ipcuiaba.org.br

Horários de atendimento:

Segunda das 14:00 às 17:00h
Terça à Sexta das 8:00 h às 12:00 h e das 14:00 h  às 17:00 h

Voltar

SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.