Início
CIDADANIA EM FOCO
01/09/2017
Nesta segunda-feira (4), Saúde bucal é tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá
Brunna Maria/Secom-CMC
Em Cuiabá existem 23 postos de atendimentos à saúde pública bucal, porém há a necessidade de abertura de mais 30 unidades

A saúde pública bucal do município de Cuiabá é tema de debate em audiência pública requerida pelo vereador Paulo Araújo (PP), que acontece nesta segunda-feira (04.09), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. O chamamento é para que a população participe junto com os segmentos pertinentes ao tema, a fim de obter um atendimento eficiente, digno e humanizado, conscientizando com políticas preventivas da saúde bucal.

"A nossa intenção é buscar acesso e ampliar os serviços de saúde bucal no município, principalmente que tenha em todos os Programas de Saúde da Família, que é muito importante para a população", salienta o vereador Paulo Araújo.

Em Cuiabá existem 23 postos de atendimentos, entre Centro de Saúde, Programa da Saúde da Família (PSF), Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Clínica Odontológica, além da atenção ao idoso no Centro de Convivência Padre Firmo. Dentre estes postos há o atendimento para a zona rural da cidade.

Porém, segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Renei Lara da Silva, há um estudo de que é necessária a abertura de mais 30 unidades para poder abranger toda a população cuiabana, além da adequação das unidades já existentes.

"O que a gente está tendo mais dificuldade na saúde pública bucal é a falta de insumos básicos, como: algodão, gases e medicação pós procedimento. Por outro lado, paralelo aos atendimentos nos postos odontológicos está acontecendo a promoção da saúde bucal nas escolas e creches municipais de Cuiabá chamada Crescer Sozinho, promovendo a escovação assistida pelo cirurgião dentista, ensinando as crianças a forma adequada de higienização bucal, também fornecendo kits de higiene bucal", ressalta o coordenador.

O Crescer Sorrinho já atendeu 5.300 crianças de 25 unidades educacionais entre escolas, creches e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), desde junho deste ano, quando foi lançado pela SMS. Ele também estendeu o atendimento para projetos sociais, dentre eles o Siminina, Lar Espírita Carmelita e o último Multiação, uma iniciativa da Federação das Indústrias e Comércio de Mato Grosso (Fiemt).

No último semestre foram realizados 205 mil procedimentos e em torno de 37 mil tratamentos concluídos nas 3 Clínicas Odontológicas localizadas no Coxipó, CPA 3 e Jardim Leblon, e nos 7 Centros de Especialidades Odontológicas localizados nos bairros Tijucal, Planalto, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Verdão, Osmar Cabral e Dom Aquino.

Os PSFs que possuem o tratamento de saúde bucal estão localizados no Distrito Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, que atende a zona rural, e na zona urbana estão nos bairros Santa Isabel, toda a grande CPA na Unidade de Saúde do CPA1, Pedra 90 com dois PSFs e Novo Paraíso I. Há também no Centro de Saúde do bairro Sucuri e no Centro de Convivência Padre Firmo.

As duas Unidades de Pronto Antendimento (UPAs) que existem em Cuiabá, que são da Morada do Ouro e Pascoal Ramos trabalham com plantões de urgência e emergência, mais a Clínica Odontológica do Coxipó e o CEO Verdão no mesmo regime de atendimento.

Na especialidade de traumatologia de bucomaxilo o atendimento acontece no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

O quê: Audiência Pública
Por quê: Debater sobre as políticas públicas de saúde bucal em Cuiabá
Onde: Plenário das Deliberações
Quando: Segunda-feira (04/09)
Horário: às 09h00

Por Beatriz Saturnino - Da Assessoria de Imprensa do vereador Paulo Araújo (PP)


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
03/09 - Audiência Pública na Câmara debate “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”
29/08 - Estudantes adventistas elaboram projeto para revitalização de Praça Tufik Affi
29/08 - CPI DA SAÚDE - OITIVA CANCELADA
16/08 - Veteranas da enfermagem cobram aposentadoria digna
15/08 - Diego Guimarães se lança candidato a presidência da Câmara Municipal
10/08 - Vereador leva demandas do Aplicativo Pra Cima ao conhecimento do Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá
06/08 - Após recesso parlamentar, trabalhos da CPI da Saúde são retomados
03/08 - Aprovada oficializada e estabelecida a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário em Calendário Oficial da Cidade
10/07 - Projeto que regulamenta atividade de médicos residentes é aprovado após mediação de Luis Claudio
09/07 - Agenda de Atividades Legislativas da Câmara de Cuiabá (Semana 09-13/07)
09/07 - Audiência Pública/ LDO-2019
05/07 - Solene em comemoração ao Dia do Vigilante
28/06 - O vereador convida a população do bairro Poção e região para participar da audiência no dia 29 de junho
18/06 - Audiência Pública
13/06 - Arruamento e abairramento serão discutidos em audiência pública nesta sexta
05/06 - Maio Amarelo - Balanços das ações
22/05 - Câmara realiza sessão solene para entrega de Título Honorífico aos Festeiros do Divino
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
17/05 - Câmara de Cuiabá ressalta importância da tolerância de do respeito ao lembra-se do Dia Internacional Contra a Homofobia
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.